Analitcs

Pesquisar no conteúdo do blog.atlabs.com.br

sábado, 21 de dezembro de 2013

NAGEVADOR - Navegando sem gravação de histórico - Firefox | Navigating without recording history - Firefox

Reações: 

Olá caro navegante!

Para você que ainda não conhece o melhor navegador da internet, vamos conhece-lo melhor:

https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/?icn=tabz


Após baixar e instalar, vamos começar a turbina-lo.

Obs. Sinto pena dos miseráveis mortais que não o usam, e um ódio mortal dos colegas programadores que não fazem seus sites compatíveis (normalmente os sites do governo brasileiro, que em vários momentos incentivam o uso de sistemas operacionais livres, mas incrivelmente seus sites funcionam somente na porcaria do internet explorer).

Para você que se interessa em programação, há neste blog e em toda internet como se produzir sites utilizando a tecnologia webbroker da Embarcadero, não estou ganhando nada com a propaganda do nome deles, o pacote RAD é um pacote pago, mas pense bem, você consegue deixar seu cliente livre para escolher qual navegador é melhor para seu uso. Seja a favor do HTML PURO!


Vamos direto ao ponto:

Configurando o Firefox depois de sua instalação:

Caso ele tenha iniciado com um botão único laranja (horrivel) no canto superior esquerdo da tela e você não está acostumado com este design estranho que inventaram como eu, clique neste item informado (Menu Laranja escrito Firefox) depois siga o caminho:

Menu Opções > Barra de Menus

E Voilà!

Estamos a poucos passos de sermos felizes com o Firefox.


Diferente do Chrome, Internet Explorer, Opera entre outros, o Firefox te proporciona o meio de navegação anônima por meio de configuração do sistema. Isso mesmo, toda vez que você quiser acessar um site sem que tenha seus acessos gravados em históricos, você não precisará de ficar apertando combinação de teclas, ou ficar escolhendo menus de acesso.


Vou passar alguns modos de acesso para que seu navegador não fique guardando todos seus acessos.


Continuando, acesse o menu:
Ferramentas > Opções

Com a tela de opções aberta, vá até a guia "Privacidade", é uma com uma mascara de festa, isso mesmo a festa começa agora!!


Observe que há um grupo de opções Chamado: "Rastreamento"

E nele há 3 Opções (até a versão 26.0 - Versão utilizada neste tutorial)

Selecione a opção: Notificar aos sites que não quero ser rastreado

(Veja mais em: https://www.mozilla.org/en-US/dnt/)
Isso faz com que você não seja rastreado por site de estatísticas.
 - Adendo:
    Sabia que quase todas as grandes empresas que produzem conteúdo  gratuito na internet te rastreiam para saber quais são suas preferências comerciais?! Já reparou quanto o mundo ficou comercialmente competitivo depois do BOOM do Facebook e Google?!

Esta opção acima faz com que você não faça parte desta pesquisa "sem seu consentimento" digo isso entre aspas pois ninguém nunca lê os termos de uso deste tipo de site.


Depois de habilitar este item, veja que há outro grupo chamado:

Memorizar dados pessoais

Nele há um combobox (Caixa de múltipla seleção) com as seguintes opções:

Memorizar Tudo
Nunca Memorizar
Usar Minhas Configurações


Explicação Detalhada:



> Memorizar Tudo

Acho que não preciso explicar muito, é isso, tudo que você acessar será memorizado, exceto senhas pois ele pergunta a cada site que utiliza senha, se você deseja memorizar.



> Nunca Memorizar 

Esse é o que você vai selecionar (se não quiser que todos seus acessos, cookies, urls e tudo mais que você acesse seja gravado)
E é isso, a partir do momento que você fechar o navegador nada mais de seus acessos será gravado, inclusive o que estiver na área de transferência, faça o teste. Este é o melhor modo de navegar na internet, todos seus acessos serão retirados do seu navegador após seu encerramento. Fechou, ele limpa o seu histórico automaticamente, limpa os cookies, limpa área de transferência, limpa as imagens e temporários da internet, isso é bom pois deixa sua navegação mais leve, pois a cada acesso ele não vai precisar verificar se houve ou não alteração no site, ele simplesmente o carrega novamente, e evita que sites fake (falsos) sejam acessados do seu PC.
Obs. nesta opção não será selecionada a opção de memorizar senha, pois ela não será memorizada! :)



> Usar Minhas Configurações

Ai você escolhe o que ele deve fazer. Não vou comentar muito sobre esta opção pois não é o foco direto da conversa.


No outro grupo de opções "Barra de endereço", há mais uma opção legal se você gosta de ser mais rápido para acessar a web, ou tem preguiça de digitar.

Você pode escolher a opção:

Ao digitar um endereço, sugerir: Histórico e Favoritos
                                                 Histórico
                                                 Favoritos
                                                 Nada

Vamos lembrar que se você optou pela opção nunca memorizar, as 2 primeiras opções são INÚTEIS. Ai sobra você sugerir os Favoritos (use esta opção, ela é sua amiga), ou simplesmente nada, e você digita sempre o site que você quiser, ou melhor digita google, e manda pesquisar lá que é melhor e não fica cheio de plugins (como acontece com frequência no Chrome e IE) de pesquisa enchendo o saco.

Lembrando: Nenhum navegador vem com programas de "Sugerido" instalado, ou com propagandas exibidas na pagina principal do google.com por exemplo, pode ter certeza que se tem isso no seu navegador a culpa foi sua que instalou alguma porcaria no seu micro, e não desmarcou as milhares de barras que bem embutidas em softwares gratuitos.


É isso, basta clicar em ok, e ser feliz agora!


Caso você tenha experiência e queira visualizar as opções avançadas deste maravilhoso navegador que uso já a quase 6 anos (Exceto as paginas do governo brasileiro), acesse aonde você digita www.google.com.br (barra de endereços)

about:config


Após acessar esta opção, o Firefox irá exibir a seguinte mensagem:


HIC SUNT DRACONES (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hic_sunt_dracones)

A modificação destas configurações avançadas pode prejudicar a estabilidade, a segurança e o desempenho deste aplicativo. Continue somente se você estiver seguro do que for fazer


São as configurações avançadas para o navegador, só para quem entende, e quem entende ao acessar vai ver o que fazer! hehehe


Lembrando a você programador que ele tem uma parte de acesso ao código fonte e processos de navegação bem avançada, acesso o menu:

Ferramentas > Desenvolvedor Web

E mais uma vez seja feliz!!!


Abraço a todos e um feliz natal, este é meu presente a vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Max Gehringer